O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quatorze ativistas católicos poderiam ser sentenciados à morte no Vietnã

 Eles são acusados de subversão por exporem na Internet a corrupção no partido comunista e no governo. 

O julgamento está sendo realizado num momento de baixa cobertura midiática para evitar críticas da comunidade internacional. 

Em setembro, o primeiro-ministro Tan Dung lançou uma campanha contra ativistas e blogueiros, reiterada por ele em 17 de dezembro. A católica Maria Ta Phong Tan está entre os que correm risco. 

Em 2012, 40 ativistas e blogueiros foram presos.

Por Joseph Dang

Hanoi (AsiaNews, 31-12-2012) – Um grupo de católicos ativistas de direitos humanos poderia ser sentenciado à pena de morte. Em 6 de janeiro, seus membros irão a julgamento por subversão, acusados de violar o artigo 79 do Código Penal do Vietnã:

“Realização de atividades destinadas a derrubar o governo do povo”, o que pode acarretar a pena de morte. As 14 pessoas são: Ho Đức Hòa, Djang Xuan Dieu, le van Son, Nguyen Van Duyệt, Nguyen Van Oai, Anh Nguyen Xuan, Ho Văn Oanh, tailandês Văn Dung, Tran Minh Nhat, Nguyen Đình Cuong, Nong Hùng Anh, Djang Thi Ngoc Minh, Nguyen Minh Djang homem, e Nguyen Vinh Phuc Djang.


Para os católicos locais, o julgamento não só é vergonhoso e falho em defender os direitos humanos, mas vem na época do Natal, quando a atenção da mídia internacional é a mais baixa.

O momento não é por acaso e destina-se a limitar as críticas da comunidade internacional.

Os processos judiciais são parte da repressão do primeiro-ministro Nguyen Tan Dung contra blogueiros e críticos que têm exposto a corrupção no Partido Comunista e do governo, bem como aqueles que ficaram ricos com a crise financeira.

Como parte desta campanha, as forças de segurança têm como alvo muitos usuários de Internet.

Além disso, durante uma conferência nacional de segurança pública em 17 de dezembro, em Hanói, Dung ordenou à polícia "que evitasse a formação de organizações políticas de oposição".

A lista de violações inclui a prisão de Le Quoc Quan, conhecido advogado católico e defensor dos direitos humanos, que foi detido na última quinta-feira sob acusação de evasão fiscal.

Ele foi preso quando estava levando sua filha para a escola, informou a imprensa estatal. Desde que começou a defender os direitos humanos no tribunal e em seu blog, Le Quoc Quan foi expulso e assim não pode exercer a advocacia.

Mártires históricos do Vietnã
O Pe. Le Quoc Thang, secretário da Justiça e do Comitê de Paz do Conselho Episcopal do Vietnã, expressou preocupação com relação ao assédio repetido contra o advogado Le Quoc Quan, membro daquele conselho, e outros ativistas católicos.

"Estamos profundamente tristes com as ações do governo do Vietnã", disse o padre Le Quoc Thang. "Eles alegam o Vietnã está sob o domínio da lei, mas seu comportamento não está de acordo com a lei".

Na sexta-feira, um tribunal em Saigon condenou Nguyen Van Hai (blogueiro conhecido como Dieu Cay), Maria Ta Phong Phan Thanh e Tan Hai a longas penas de prisão.

Uma católica, Maria Ta Phong Tan postou "Justiça e Verdade" em seu blog. Mas pagou caro por suas ações, pois sua mãe pôs fim à própria vida ateando-se fogo diante da sede do Comitê Popular, no Bac Lieu.

Em seu site, os redentoristas vietnamitas acusaram a polícia de maltratar Maria Ta Phong Tan durante a sua detenção.

Nossa Senhora de La Vang, Vietnã
Nossa Senhora de La Vang, Vietnã
Eles alertaram que sua saúde está se deteriorando a uma velocidade alarmante, especialmente sua saúde mental; algo que eles suspeitam estar sendo feito para levá-la, como sua mãe, ao suicídio.

Uma missa realizada na Igreja do Santíssimo Redentor, em Saigon, com orações especiais de leitura para os blogueiros detidos, reuniu milhares de cristãos e não-cristãos.

Ela visava oferecer apoio moral e orações a todos aqueles que se encontram presos por exercerem sua liberdade de expressão.

De acordo com a Human Rights Watch, 40 blogueiros, dissidentes e ativistas foram condenados no Vietnã em 2012. Entre eles, ao menos 18 foram acusados de "realizar propaganda contra o Estado", nos termos do artigo 88.

O vídeo filmado clandestinamente e apresentado embaixo apresenta as ruas vizinhas do tribunal sob inusual proteção policial.
Se seu email não visualiza CLIQUE AQUI




Um comentário: