O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

No Tibete invadido: recuperadas Bíblias católicas em tibetano

Igreja católica no Tibete
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Na Paróquia de Mang Kang, única do Tibete, foram encontrados, em perfeito estado, 45 volumes das Sagradas Escrituras e 489 fascículos sobre Nossa Senhora em tibetano, informou a agência vaticana Fides.

Sobre a o Himalaia, a maior cadeia montanhosa do mundo, o Tibete hoje está invadido e tiranizado pela China, e é um dos países de mais difícil acesso.

O primeiro padre católico a chegar nesse território, em plena Idade Média, foi o Beato Pe. Odorico Mattiuzzi de Pordenone (1265-1331), grande colaborador do Beato Giovanni da Montecorvino, Arcebispo de Pequim.

No século XVII chegaram os padres jesuítas, muitos dos quais sofreram o martírio.



Paróquia católica tibetana
No século seguinte, os missionários lazaristas foram perseguidos pelo Dalai Lama, chefe do péssimo budismo local.

No século XIX, os Padres das Missões Estrangeiras de Paris estabeleceram ali as raízes do catolicismo. Sete deles foram martirizados, juntamente com 11 fiéis tibetanos.

A Revolução Cultural maoísta, tão ao gosto do “comuno-progressismo”, expulsou os sacerdotes e missionários.

Esses, porém, estão voltando com inúmeras dificuldades e estão retomando o apostolado.

Se não fosse a Revolução anticristã e a subversão no interior da Igreja, até onde a pregação do Evangelho não teria chegado?


4 comentários:

  1. O Dalei Lama perseguiu os missionários lazaristas? Eu não sabia disso, e gostaria de pesquisar mais sobre o assunto. Você teria mais fontes para me ajudar a conhecer melhor esta questão?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Não se pode chamar a rica cultura tibetana, de pessimo budismo... Eles são acima de tudo hoje uma das maiores vitimas da china, foram privados de terem sua propria religião e a liberdade de ser uma nação autonoma e independente.
    E nao devemos nos esquecer da violencia com que a igreja tambem costumava lidar com pessoas de fé diferente, os tibetanos tinhao o direito de protejer sua cultura das transformações que o catolicismo queria trazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles podem se proteger matando outros seres humanos? Onde ficar a benevolência budista? Outra pergunta se eles podem defender a sua cultura dessa forma nós tb podemos ou é só para eles? A verdade é uma só e não aceita dois pesos e duas medidas.

      Excluir
  3. Primeiro Europeu a pisar o Tibete foi o Padre António de Andrade e não o Padre Odorico Mattiuzzi de Pordenone. Existem já diversos investigadores que o afirmam. Esse jesuita português chegou à capital do antigo Reino de Guge, em 1624, com o Irmão Manuel Marques e desde logo tentaram a evangelização do Reino, onde inclusive chegaram a baptizar diversos tibetanos. Guerras no Tibete Ocidental da época não deixaram que a religião Cristã seguisse um bom caminho.

    ResponderExcluir