quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Arkansas proíbe chineses possuir propriedades agrícolas: roubam tecnologia

Governadora Sarah Huckabee Sanders não quer roubo de tecnologia agricola
Governadora Sarah Huckabee Sanders não quer roubo de tecnologia agricola
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






O estado norte-americano de Arkansas ordenou que a Northrup King Seed se desfaça de quase 65 hectares de terras agrícolas.

A empresa é subsidiária da Syngenta, que é controlada pela ChemChina, estatal química chinesa que por sua vez, afirmou o “Globo Rural” é uma companhia militar que opera nos EUA é e está numa lista negra do Departamento de Defesa do país.

A lei aprovada pelo legislativo estadual, foi assinada pela governadora republicana Sarah Huckabee Sanders, informou “Isto É Dinheiro”.

A ação é a primeira num estado e precede uma onda de iniciativas legais em outros que restringem as propriedades chinesas de terras agrícolas nos estados respectivos.

Atualmente, 24 Estados consideram leis similares em comparação a 14 no começo de 2023.

O “ponto político crítico” foi atingido após a divulgação massiva de que empresas chinesas compraram terras perto de bases militares em Dakota do Norte e no Texas, disse o advogado Micah Brown, do Centro Nacional de Direito Agrícola da Universidade de Arkansas.

O balão espião chinês que sobrevoou os EUA aumentou essas preocupações, acrescentou Brown.

Syngenta virou subsidiária de empresa chinesa militarmente suspeita
Syngenta virou subsidiária de empresa chinesa militarmente suspeita
Se a empresa não se desfizer das terras, Arkansas pode tomar medidas judiciais. O procurador estadual disse ter “total confiança” de que Syngenta venderá a propriedade.

Ele não informou se foram identificadas outras terras que poderiam motivar ações semelhantes.

A governadora Sarah Huckabe Sanders afirmou que vai garantir “que todas as empresas operando em Arkansas sejam amigas do Estado e boas para os trabalhadores locais”.

Syngenta nega que qualquer executivo da China esteja envolvido na “compra, arrendamento ou qualquer outra forma de aquisições de terras” no Estado.

“Nossos funcionários em Arkansas são americanos liderados por americanos que se importam profundamente em servir aos agricultores de Arkansas. Essa ação prejudica os agricultores locais mais do que qualquer outra pessoa”, disse a empresa.

Proibição de Arkansas poderá ser imitada por outros estados
Proibição de Arkansas poderá ser imitada por outros estados
Arkansas também multou a Syngenta em US$ 280 mil por não relatar sua propriedade estrangeira segundo exige lei estadual de 2021. A Syngenta disse que a registrou no Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

O governo do Arkansas teme que a propriedade chinesa, ainda que sob fachada de empresas do EUA ponha em risco a segurança do país.

A governadora de Arkansas apontou que a Syngenta usa 64 hectares de terra para a pesquisa em tecnologia de sementes.

E explicou: “sementes são tecnologia. As empresas de propriedade chinesa levam essa tecnologia de volta para o país, roubando a pesquisa americana e dizendo aos nossos inimigos como atingir fazendas americanas”, disse Sarah, no discurso transmitido pela rede local THV11.

“É uma clara ameaça à nossa segurança e nossos grandes agricultores”, acrescentou.

A Syngenta, ao todo, possui 1,5 mil acres de terras nos EUA para pesquisa, desenvolvimento, testes regulatórios e produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário