quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Desaparece sacerdote embora aceitando a “Igreja Patriótica”

Métodos comunistas chineses para 'convencer'
Métodos comunistas chineses para 'convencer'
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O padre Xie Tianming foi feito desaparecer após querer ingressar na Igreja do governo. Os sacerdotes que fazem essa censurável escolha não deixam de caírem presos pela polícia em local secreto onde são submetidos a sessões de “lavagem cerebral” para sua “reeducação” política, noticiou “Infocatólica”. 

O Pe Xie, como outros que optaram por essa péssima iniciativa, corre o risco de ficar detido por muito tempo, até dar “provas certas” de mudança de mentalidade.

Essa detenção dos clérigos que imaginam falsamente poder melhorar sua sorte é chamada de “guanzhi”: não há prisão real, mas uma restrição de movimento.

Nela o religioso deve submeter-se a sessões políticas e coerção para confirmar aos carrascos que sua adesão e subserviência ao Partido Comunista da China é sincera.

Outros 10 padres clandestinos da diocese foram libertados após meses de prisão nos primeiros meses de 2022.

Igreja Católica dita “oficial” segue as orientações da Associação Patriótica Católica Chinesa, um engendro administrativo criado pelo Partido Comunista chinês – PCCh.

O acordo entre a China e o Vaticano assinado em 2018 e renovado em outubro de 2020 e 2022 não adiantou de nada. Antes bem piorou a situação dos religiosos.

O PCCh sentiu que suas costas ficaram quentes com uma “aprovação“ do Vaticano e lançou uma campanha para forçar todos os padres a aderirem à Igreja oficial e ao Partido Comunista.

Aqueles que se recusam são frequentemente expulsos de suas paróquias e acabam na detenção.

O “guanzhi” fez seu mal efeito em pelo menos metade dos sacerdotes de Baoding que acabaram aderindo à Igreja oficial.

Policia chinesa reforçou a repressão após o acordo com o Vaticano
Policia chinesa reforçou a repressão após o acordo com o Vaticano
Os 10 clérigos que a polícia fez sumir em 2022 foram libertados após sessões de doutrinação e alguns ingressaram em órgãos oficiais; mas os que não aderiram não podem mais exercer seu ministério.

Um padre clandestino libertado depois de quase um ano de “lavagem de cérebro” marxista e que não queria renunciar ao cargo foi confinado em sua casa e obrigado a renunciar ao serviço pastoral.

A comunidade católica clandestina de Baoding é uma das mais antigas e numerosas da Igreja chinesa.

Seu bispo, monsenhor James Su Zhimin, é refém da polícia há mais de 25 anos, tendo passado mais de 40 anos em trabalhos forçados sob o regime de Mao Tsé Tung, fato que o transforma num herói mártir orgulho do catolicismo.

Os católicos locais se dividiram depois que o então Bispo Auxiliar de Baoding, Dom Francis An Shuxin, decidiu passar para a pseudo igreja comandada pelo PCCh.

Esse bispo prevaricador é oficialmente o atual diocesano de Baoding, mas a ditadura se autojustifica com o acordo assinado e renovado pelo Vaticano.

Ele está numa oposição radical com o heroísmo cristão do legítimo bispo encarcerado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário