O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Descalabro chinês fruto do controle da natalidade

Grandes prédios inconclusos é comum na China em crise
Grandes prédios inconclusos é comum na China em crise
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A China, badalada superpotência econômica, de fato titubeia a ponto de fazer temer um desabamento de efeito mundial que inauguraria o pior dos mundos econômicos, observou o Premio Nobel de Economia Paul Krugman, habitual companheiro de estrada das forças de esquerda, no “The New York Times”.

A monstruosa bolha chinesa composta de ações e imóveis estourou deixando bancos em crise, empresas imersas em dívidas e estagnação econômica. Algo semelhante experimentou o Japão no fim dos anos 80, compara Krugman.

A diferencia mais importante desses declínios é demográfica. Japão sofreu pela baixa fertilidade e diminuição da população economicamente ativa.

Mas a economia da China, que também padece por falta de jovens trabalhadores em decorrência de uma ferrenha política de controle da natalidade, encara um horizonte muito pior.

Sua economia está extremamente desequilibrada, a demanda de consumo caiu demais e sobreviveu pelo inchaço dirigista do setor imobiliário hipertrofiado agora colapsado.

E o pior é que a população economicamente ativa está diminuindo.

O comunismo chinês desintegrou a coesão social, contrariamente ao Japão, e não consegue administrar a decadência e o sofrimento massivo criador de instabilidade social.

Igualitarismo comunista exige empobrecer classes médias
Igualitarismo comunista exige empobrecer classes médias
Pequim tem um regime autoritário errático e não é capaz de pôr ordem no país sem recorrer à violência repressiva.

O índice de desemprego entre jovens na China é muito maior do que o japonês em todos os tempos.

Portanto, economicamente a China não será como o Japão.

Provavelmente terá um afundamento muito pior.

E o mundo apanhará repercussões negativas insuspeitadas para quem se iludiu com a fachada econômica mantida até há pouco pela ditadura socialista chinesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário