Católicos processados em Hanoi |
A liberdade religiosa dos católicos no Vietnã se degrada assustadoramente. O país está entre os que mais perseguem a Igreja Católica.
O Vietnã ficou no posto 21, entre o Egito e a Arábia Saudita, no Índice mundial de perseguições anticristãs 2013, elaborado pela associação Portes Ouvertes.
“Qualquer otimismo relativo a uma melhoria da liberdade religiosa parece desaparecer. Existe uma forte contradição entre a versão ‘oficial’ e a realidade. Graves conflitos opõem as igrejas e o governo por causa do confisco dos bem religiosos acontecido em 2009. Muitos cristãos foram golpeados e encarcerados durante as manifestações. Numerosas igrejas e mosteiros foram destruídos. A mídia do governo tenta desacreditar os cristãos e danificar a imagem do cristianismo”, diz o relatório.
Treze jovens católicos e um protestante foram condenados a pesadas penas, segundo informou a agência Eglises d’Asie.
Um jovem explicou àquela agencia as razões das condenações a oito e 13 anos de prisão: “Foi precisamente por causa da firmeza na fé que as penas foram tão pesadas. Habitualmente, para aliviar a penas, os inculpados reconhecem suas ‘faltas’ e pedem indulgência. Porém, os jovens católicos ficaram firmes na sua convicção e com perseverança proclamaram sua inocência. Eles venceram o medo a ponto de não temerem sua reclusão... Foi por causa disso que as autoridades os condenaram tão pesadamente”.
Católicos vietnamitas protestam contra abusos ditadura socialista
Nesse contexto, a Santa Sé recebeu em audiência privada o secretário geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, principal responsável pela perseguição.
O gesto foi noticiado oficialmente como sinal de “melhora nas relações entre a Igreja Católica e o regime de Hanói”.
Porém, as melhorias só acontecem em nível de dirigentes. Na prática, o processo público dos 14 jovens não foi um mero “acidente de percurso”.
Prova disso é que mais uma circular policialesca estabeleceu: “Fica proibido utilizar a liberdade de crença e de religião para atentar contra a paz, a independência, a unidade do país, para incitar à violência, para propagar ideias belicistas, para difundir propaganda contra a lei e contra a política do Estado, para semear a divisão no seio da população, entre as diversas minorias, entre as religiões, perturbar a ordem pública, atentar contra a vida, contra a saúde, contra a dignidade, a honra e os bens de terceiros, para se opor à realização dos direitos e dos deveres do cidadão, para se entregar à superstição ou praticar outros atos ilegais. As organizações e indivíduos que violem a lei de crenças e religião serão sancionados de acordo com os dispositivos legais.”
Jovens católicos ouvem condena por odio à Fé
Esta imensa ladainha de “crimes” corresponde aos pretextos usados pelo sistema de repressão marxista contra a religião.
Ela é de tal maneira genérica que dá ao governo toda espécie de pretextos para oprimir a fé católica, julgada contrária aos valores nacionais, escreveu a revista francesa “La Vie”.
Em Roma, a representação dos perseguidores foi recebida com honras reservadas aos chefes de Estado. A delegação marxista entrou pela Praça de São Pedro, reuniu-se com o Cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado. Após a reunião, os ditadores anunciaram intenções genéricas e inverificáveis.
As relações com Hanói são tidas como um ensaio da aproximação do Vaticano com o marxismo chinês.
Segundo a agência AsiaNews http://www.asianews.it/notizie-it/Rischiano-la-pena-di-morte-14-cattolici-attivisti-in-Vietnã-26741.html, os processos judiciais contra os jovens católicos fazem parte da repressão do primeiro-ministro Nguyen Tan Dung contra blogueiros e críticos da corrupção no Partido Comunista e no governo.
As forças de segurança têm como alvo muitos usuários da Internet.
Le Quoc Quan, conhecido advogado católico e defensor dos direitos humanos, foi detido com o pretexto de evasão fiscal. Desde que começou a defender os direitos humanos no tribunal e em seu blog, ele ficou interditado de exercer a advocacia.
Socialismo condena com cargos arbitrários |
A católica Maria Ta Phong Tan postou em seu blog uma matéria intitulada “Justiça e Verdade”, e sua mãe suicidou-se, ateando-se fogo diante da sede do Comitê Popular do Partido, em Bac Lieu.
Em seu site, os redentoristas Vietnamitas acusaram a polícia de maltratar Maria Ta Phong Tan durante a sua detenção. Sua saúde está se deteriorando a uma velocidade alarmante. Os religiosos temem que a polícia esteja agindo para levá-la ao suicídio, como sucedeu com sua mãe.
Milhares de cristãos e não-cristãos assistiram a uma missa na igreja do Santíssimo Redentor, em Saigon, rezando especialmente pelos blogueiros detidos.
De acordo com a Human Rights Watch, 40 blogueiros, dissidentes e ativistas foram condenados no Vietnã em 2012. Entre eles, ao menos 18 foram acusados de “realizar propaganda contra o Estado”, nos termos do artigo 88.
Nenhum comentário:
Postar um comentário