O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

terça-feira, 22 de março de 2016

Mísseis chineses em ilhas artificiais visam vizinhos

Mísseis flagrados na ilha Woody
Mísseis flagrados na ilha Woody
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Na ilha artificial de Woody (“Yongxing” em chinês), no arquipélago das Paracelso, no Mar da China, Pequim instalou mísseis terra-ar, noticiou o jornal “Le Monde”.


A presença chinesa nessas ilhas ofende a soberania de países vizinhos e desafia a presença americana nesse Mar politicamente tempestuoso. O presidente Barack Obama pediu inutilmente e sem convicção a redução de tensões no teatro do conflito.

A China tinha se apossado de recifes numa região por onde transita um terço das cargas mundiais de petróleo. E ali criou ilhas artificiais sobre as quais já montou pistas para pouso de aviões militares.

Obviamente, contou com o silêncio cúmplice de seus amigos verdes do mundo inteiro, hipersensíveis às transformações em ambientes naturais quando feitas por países ocidentais.


A Fox News mostrou imagens tomadas por satélites de baterias de misseis terra-ar e um sistema de radar em Woody, a principal ilha das Paracelso.

Washington considera as iniciativas chinesas como ameaças à circulação dos navios comerciais e enviou navios de guerra suscitando protestos irados de Pequim.

O ministro chinês de Relações Exteriores Wang Yi defendeu os mísseis como “instalações de autodefesa (...), coerentes com o direito de garantir sua defesa” no “contexto da soberania chinesa”.

Os misseis têm um alcance de 200 quilômetros e podem ser usados para derrubar aviões inimigos.


China instala mísseis terra-ar em ilhas disputadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário