Igreja católica no Tibete |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Na Paróquia de Mang Kang, única do Tibete, foram encontrados, em perfeito estado, 45 volumes das Sagradas Escrituras e 489 fascículos sobre Nossa Senhora em tibetano, informou a agência vaticana Fides.
Sobre a o Himalaia, a maior cadeia montanhosa do mundo, o Tibete hoje está invadido e tiranizado pela China, e é um dos países de mais difícil acesso.
O primeiro padre católico a chegar nesse território, em plena Idade Média, foi o Beato Pe. Odorico Mattiuzzi de Pordenone (1265-1331), grande colaborador do Beato Giovanni da Montecorvino, Arcebispo de Pequim.
No século XVII chegaram os padres jesuítas, muitos dos quais sofreram o martírio.
Paróquia católica tibetana |
No século XIX, os Padres das Missões Estrangeiras de Paris estabeleceram ali as raízes do catolicismo. Sete deles foram martirizados, juntamente com 11 fiéis tibetanos.
A Revolução Cultural maoísta, tão ao gosto do “comuno-progressismo”, expulsou os sacerdotes e missionários.
Esses, porém, estão voltando com inúmeras dificuldades e estão retomando o apostolado.
Se não fosse a Revolução anticristã e a subversão no interior da Igreja, até onde a pregação do Evangelho não teria chegado?
O Dalei Lama perseguiu os missionários lazaristas? Eu não sabia disso, e gostaria de pesquisar mais sobre o assunto. Você teria mais fontes para me ajudar a conhecer melhor esta questão?
ResponderExcluirObrigada!
Não se pode chamar a rica cultura tibetana, de pessimo budismo... Eles são acima de tudo hoje uma das maiores vitimas da china, foram privados de terem sua propria religião e a liberdade de ser uma nação autonoma e independente.
ResponderExcluirE nao devemos nos esquecer da violencia com que a igreja tambem costumava lidar com pessoas de fé diferente, os tibetanos tinhao o direito de protejer sua cultura das transformações que o catolicismo queria trazer.
Eles podem se proteger matando outros seres humanos? Onde ficar a benevolência budista? Outra pergunta se eles podem defender a sua cultura dessa forma nós tb podemos ou é só para eles? A verdade é uma só e não aceita dois pesos e duas medidas.
ExcluirPrimeiro Europeu a pisar o Tibete foi o Padre António de Andrade e não o Padre Odorico Mattiuzzi de Pordenone. Existem já diversos investigadores que o afirmam. Esse jesuita português chegou à capital do antigo Reino de Guge, em 1624, com o Irmão Manuel Marques e desde logo tentaram a evangelização do Reino, onde inclusive chegaram a baptizar diversos tibetanos. Guerras no Tibete Ocidental da época não deixaram que a religião Cristã seguisse um bom caminho.
ResponderExcluir