TV da Coreia do Sul alerta para míssil balístico norte-coreano |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
“Corra! evacue dentro de um prédio ou vá para o porão. A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Área-alvo: Hokkaido” começou a repetir a televisão nacional japonesa, segundo “La Nación”.
O governo japonês emitiu essa alerta, aliás rara, e ordenou que os cidadãos se protegessem, pois o míssil de alcance intermediário (IRBM) ia sobrevoar seu território.
Vídeos nas mídias sociais mostraram as sirenes soando nas cidades, enquanto os moradores eram instruídos a procurar abrigo.
“Se você encontrar algo suspeito, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a polícia ou os bombeiros”, postou a conta oficial do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida no Twitter.
Os EUA e a Coreia do Sul vinham alertando há meses que o país comunista estava preparando mais um teste de uma arma nuclear que podia tentar realizar em a data do Congresso do Partido Comunista da China e as eleições de meio de mandato dos EUA em novembro.
Percurso final do míssil desde Mupyong-ri que provocou mais uma alarme no Japão |
O lançamento do míssil desde Mupyong-ri, na província de Jagang, no norte, foi detectado em direção ao Japão pelo Estado-Maior Conjunto (JCS), de acordo com o Korea Times.
Este foi o quinto lançamento de Pyongyang em 10 dias, em meio a exercícios antissubmarino dos EUA, da Coreia do Sul e forças navais japonesas. Foi um número recorde de testes de armas este ano [2022].
A ditadura marxista da Coreia do Norte é um dos mais perigosos regimes “bandidos” do mundo e pratica toda espécie de crimes contra seus cidadãos e países vizinhos.
Acresce que seus famosos mísseis são de uma periculosidade única pela sua péssima qualidade, tendo vários caído no próprio território norte-coreano. O governo socialista não permitiu avaliação de danos e vítimas. Numerosos testes caíram em águas próximas ou no Pacífico.
O ditador norte-coreano prometeu enviar muita munição à Rússia que está esvaziando seus estoques na Ucrânia |
Também o regime comunista norte-coreano há anos se gaba de estar desenvolvendo um míssil com cabeças nucleares capaz de atingir os EUA.
Embora os testes melhor sucedidos tenham se precipitado no Pacífico a alguns milhares de quilômetros do ponto de lançamento, ainda ficaram muito longe do alvo anunciado.
No percurso, os testes rumo aos EUA sobrevoam o Japão, país que teme racionalmente essa “roleta russa” de mísseis de rumo incerto e que não se sabe se levam ou não as pavoneadas cargas atômicas.