O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Desabamento da bolha econômica chinesa ameaça o mundo

Bolha imobiliaria chinesa é combatida sem sucesso
Bolha imobiliária chinesa é combatida sem sucesso
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Em 2025 os seis maiores bancos da China, propriedade do Estado, têm perdas alarmantes, apontou uma reportagem global do canal “China en Foco” de NTD difundido em Youtube.  

A bolha imobiliária chinesa é a maior da história e espanta os investidores com um rombo de mais de US$ 28 trilhões, ou quase quatorze vezes o PIB do Brasil.

O Partido Comunista quis um grande PIB favorecendo gigantescos empreendimentos mobiliários.

Os governos locais transferiram massas de população miserável para as novas cidades, mas os investidores fugiam e a guerra das taxas preludia uma onda de chineses voltando do exterior e caindo no desemprego.

A gigantesca bolha imobiliária estourou em 2021 e desde então os preços só despencam e muitas famílias que se endividaram para comprar um imóvel e vendê-lo posteriormente entraram em desespero enquanto as imobiliárias começaram a falir.

Na queda, os bancos tentam evitar naufragio final.
Na queda, os bancos tentam evitar naufrágio final.
O governo tentou impedir o cataclismo com leis que limitava o número de casas que se podem revender, criando um enorme estoque de imóveis congelados.

Quando o governo afrouxa ligeiramente o limite de casas à venda, os preços despencam e ainda mais imobiliárias vão à falência.

Os cidadãos não querem mais comprar casas e muito menos têm capacidade financeira para fazê-lo numa economia em crise.

O governo prevê um tsunami de casas à venda numa economia em contração e com os investidores estrangeiros desaparecendo.

Bolha imobiliaria serviu ao governo para inchar os números. Agora é um pesadelo
Bolha imobiliária serviu ao governo para inchar os números. Agora é um pesadelo
É a implosão da maior bolha imobiliária da história que pode levar a uma crise financeira global.

Os pequenos poupadores chineses estão vendo suas economias desaparecerem.

Soma-se a isso uma batalha comercial na qual, se as exportações não forem drásticas, e ainda mais para os EUA, o desemprego decorrente do setor imobiliário será agravado pelo fluxo massivo de cidadãos chineses que estudaram no exterior, tornando impossível fornecer-lhes empregos.