O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Afundamento de fragata patenteou fragilidade do armamentismo norte-coreano

No lançamento frutro, mais moderna fragata norte-coreana afundou direto
No lançamento frustro, 
mais moderna fragata norte-coreana afundou direto.
Foi logo recoberta de plásticos para ocultar vergonha
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




No propagandístico lançamento da maior fragata da Coreia do Norte essa afundou ipso facto, enfurecendo ao ditador comunista Kim Jong-un.

O hilariante fiasco se deu no porto de Chongjin diante de Kim, seu ministério, generais e mídia oficial. Kim  culpou militares, cientistas e operadores por um “ato criminoso”, “negligência absoluta, irresponsabilidade e empirismo anticientífico”, sintetizou "La Nación" recolhendo muitas fontes internacionais. 

Enlouquecido mandou disparar mísseis que, sem direção, caíram no Oceano Pacífico.

A mídia estatal anunciou o navio como projetado para lidar com muitos sistemas de armas, armas antiaéreas e antinavio, mísseis balísticos e de cruzeiro com capacidade nuclear.

Kim supervisionou os testes de mísseis do navio.

Imagens da Planet Labs PBC, tiradas na quinta-feira e analisadas pela Associated Press, mostraram o navio parcialmente submerso de lado e coberto com lonas.

O Beyond Parallel, um site administrado pelo think tank Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, afirmou que imagens de satélite do Estaleiro Hambuk, em Chongjin, mostraram um segundo navio da classe Choe Hyon de contratorpedeiros com mísseis guiados em construção.

Autoridades e especialistas sul-coreanos afirmam que o contratorpedeiro Choe Hyon provavelmente foi construído com assistência russa, já que as parcerias militares entre os dois países estão em expansão.

Kim quis fazer do lançamento uma propaganda do valor de suas armas
Kim quis fazer do lançamento uma propaganda do valor de suas armas
Embora as forças navais norte-coreanas sejam consideradas inferiores às de seus rivais, analistas ainda veem o catastrófico destróier de mísseis com capacidade nuclear e o sistema de radar avançado como uma séria ameaça à segurança.

Kim enquadrou o acúmulo de armas como uma resposta às ameaças percebidas de Washington e Seul.

Ele afirma que a aquisição de um submarino nuclear seria o próximo grande passo para fortalecer sua marinha, enquanto não afundar sozinho.


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Xi Jinping não pode confiar no Exército da China

Xi Jinping substitui a cúpula responsável pela Força Nuclear
Xi Jinping substitui a cúpula responsável pela Força Nuclear
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O ditador comunista Xi Jinping está expurgando generais do Exército Vermelho porque não confia neles para invadir Taiwan.

O expurgo mostra que Xi não acredita nem nos oficiais que ele indicou. Dois ministros da Defesa e os principais líderes da Força de Foguetes nucleares foram depostos, segundo relatório divulgado por “La Nación”.

A corrupção no Exército é fantástica porque ascenderam oficiais mais habilidosos em propinas do que em comandar tropas.

Os generais temem acima de tudo ao Partido Comunista Chinês, e só obedecem a Xi porque é chefe desse Partido.

Mao Tsé-tung transformou em dogma sua afirmação: “O poder político cresce do cano de uma arma”.

E as Forças Armadas são autônomas para garantir a lealdade dos generais policiando-os ideologicamente, escreveu a MSN

A corrupção permitiu que oficiais ambiciosos comprassem equipamentos de qualidade inferior, desviando milhões.

O Departamento de Defesa dos EUA acha que a Força de Foguetes da China se degradou a ponto de os silos de mísseis precisarem de reparos.

Os conselheiros militares falam as maravilhas que o ditador Xi quer ouvir.

O general He liderou o Comando do Teatro Oriental do ELP no planejamento da invasão de Taiwan, e Xi o promoveu a principal conselheiro sobre a campanha de Taiwan.

Mas ele próprio levanta dúvidas sobre uma eventual invasão à ilha.

Xi Jinping remove generais envolvidos na corrupção
Xi Jinping remove generais envolvidos na corrupção
Acresce que oficiais e soldados chineses perdem muito tempo nas sessões de doutrinação comunista, que inclui memorizar os discursos de Xi.

Xi repete as bravatas invasoras enquanto procura evitar uma desastrosa invasão como a perpetrada pelo seu amigo russo, Vladimir Putin, na Ucrânia.

O poderio material não garante uma vitória sobre um inimigo menor mas determinado.

A invasão de Taiwan poderia devastar a economia da China, já abalada pelas tarifas comerciais dos EUA, e uma derrota militar ameaçaria o trono de Xi.

Taiwan pode explorar a inexperiência e a falta de capacidade dos comandantes chineses postos diante de situações imprevistas.

O maior risco é aparecer na atual tensão um erro de cálculo que leve à guerra. E Xi hesita em acionar um Exército assolado por escândalos.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Desabamento da bolha econômica chinesa ameaça o mundo

Bolha imobiliaria chinesa é combatida sem sucesso
Bolha imobiliária chinesa é combatida sem sucesso
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Em 2025 os seis maiores bancos da China, propriedade do Estado, têm perdas alarmantes, apontou uma reportagem global do canal “China en Foco” de NTD difundido em Youtube.  

A bolha imobiliária chinesa é a maior da história e espanta os investidores com um rombo de mais de US$ 28 trilhões, ou quase quatorze vezes o PIB do Brasil.

O Partido Comunista quis um grande PIB favorecendo gigantescos empreendimentos mobiliários.

Os governos locais transferiram massas de população miserável para as novas cidades, mas os investidores fugiam e a guerra das taxas preludia uma onda de chineses voltando do exterior e caindo no desemprego.

A gigantesca bolha imobiliária estourou em 2021 e desde então os preços só despencam e muitas famílias que se endividaram para comprar um imóvel e vendê-lo posteriormente entraram em desespero enquanto as imobiliárias começaram a falir.

Na queda, os bancos tentam evitar naufragio final.
Na queda, os bancos tentam evitar naufrágio final.
O governo tentou impedir o cataclismo com leis que limitava o número de casas que se podem revender, criando um enorme estoque de imóveis congelados.

Quando o governo afrouxa ligeiramente o limite de casas à venda, os preços despencam e ainda mais imobiliárias vão à falência.

Os cidadãos não querem mais comprar casas e muito menos têm capacidade financeira para fazê-lo numa economia em crise.

O governo prevê um tsunami de casas à venda numa economia em contração e com os investidores estrangeiros desaparecendo.

Bolha imobiliaria serviu ao governo para inchar os números. Agora é um pesadelo
Bolha imobiliária serviu ao governo para inchar os números. Agora é um pesadelo
É a implosão da maior bolha imobiliária da história que pode levar a uma crise financeira global.

Os pequenos poupadores chineses estão vendo suas economias desaparecerem.

Soma-se a isso uma batalha comercial na qual, se as exportações não forem drásticas, e ainda mais para os EUA, o desemprego decorrente do setor imobiliário será agravado pelo fluxo massivo de cidadãos chineses que estudaram no exterior, tornando impossível fornecer-lhes empregos.