O enferrujado Varyag sendo rebocado para a China |
O “Varyag”, da classe Kuznetsov, era na realidade um imenso esqueleto, sem motores nem energia elétrica quando o socialismo chinês o comprou no Mar Negro e o levou para a China.
Segundo Andrei Chang, chefe do Kanwa Information Centre, que monitora o desenvolvimento militar de Pequim, o navio foi completamente renovado e sua pista foi adaptada para receber os mais modernos jatos.
O porta-aviões está sedeado no porto de Dalian e poderia fazer “logo” sua primeira viagem, ainda que meramente propagandística.
O Varyag recuperado em Dalian, China |
O Excército do Povo ‒ menina dos olhos de Mão Tse Tung ‒ nos números é o maior do mundo. Fica a se saber do que é que valem esses números e qual é sua capacidade operativa real.
Porém, como nos tempos de seu sanguinário fundador, é um dos entes mais segredos do mundo, nas suas intenções e no seu agir.
Ele é alimentado por um gigantesco orçamento permitido, por sua vez, pelo dinheiro que Ocidente acaba repassando a China por vias comerciais.
Sei que o blog 'Pesadelo chinês' é reprimido na China, mas desejaria receber atualizações gratuitas, sem compromisso, em meu Email
MST a luta é pra valer!
ResponderExcluir