O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Taiwan: “roleta-russa” pode dar na III Guerra Mundial em 2022

Taiwan roleta-russa pode dar na III Guerra Mundial
Taiwan roleta-russa pode dar na III Guerra Mundial
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Taiwan se confirmou na passagem do ano como uma das regiões onde o mundo pode se precipitar numa III Guerra Mundial.

A onda de incursões de aviões de guerra chineses somou 159 provocações contra a zona de defesa aérea de Taiwan no mês de novembro 2021, segundo estatísticas aprimoradas da Agence France-Presse, escreveu “Le Point”. A France-Presse criou um banco de dados com detalhes desses voos pelo tamanho e frequência.

Foi o terceiro mês consecutivo em que mais de 100 aviões de guerra incursionaram nesse espaço sensível, com 100 caças e 9 bombardeiros com capacidade nuclear.

Em 14 meses, Pequim concentrou um número crescente de jatos militares orientados para a Zona de Identificação de Defesa Aérea (Adiz) de Taiwan.

Os aliados ocidentais como EUA e Japão temem a invasão do marxismo pequinês que considera Taiwan como uma de suas províncias.

O Pentágono diz ter planos para reforçar as bases voltadas contra a China, modernizando e expandindo as instalações militares em Guam e na Austrália.

A zona de defesa de Taiwan cruza parte da zona de identificação de defesa aérea da China. A superposição de zonas é um fator constante de conflitos.

Em outubro 2021 houve 196 incursões pequinesas, 149 delas em apenas quatro dias para “comemorar” o feriado nacional comunista.

“A situação é particularmente sombria com incursões quase ininterruptas”, avaliou o ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng.

Ameaças beiram feroz conflito armado
Ameaças beiram feroz conflito armado
O ministro avisou anteriormente que as tensões militares entre ambos países estão em seu nível mais alto em quatro décadas, e acha que Pequim teria condições de lançar uma invasão em grande escala em 2025.

No total, em 2021 quase 900 aviões da China socialista entraram no Adiz de Taiwan, e mais de mil desde que o Ministério da Defesa começou a reportar.

Um relatório de defesa bianual taiwanês observa que a China aumentou as “ameaças de áreas cinzentas”, ou de “guerra híbrida” como qualifica Moscou, com incursões que visam quebrar o ânimo dos taiwaneses numa tentativa de “capturar Taiwan sem lutar”.

Essas operações consistem em ações agressivas apoiadas que param antes de iniciar uma batalha aberta.

O secretário britânico de Defesa, Ben Wallace descreve a área como “a terra do limbo entre a paz e a guerra”. Mas essa dança da morte pode desencadear a III Guerra Mundial, até por um disparo fortuito.

A guerra psicológica da República Popular da China (RPC) visa “colocar Taiwan de joelhos e nos afastar de nossos parceiros democráticos”, tuitou o ministro das Relações Exteriores de Taipei, Joseph.

“Não se engane: nunca cederemos à pressão do PCCh”, acrescentou.

Para Taiwan é uma questão de vida ou de morte. E o mundo depende dessa “roleta russa” que é posta a girar constantemente desde Pequim.



A China acentua a pressão com aviões de guerra




Nenhum comentário:

Postar um comentário