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quarta-feira, 19 de julho de 2023

China 'desafia' Airbus e Boeing com voo comercial por primeira vez bem sucedido

Primeiro voo do  C919 é 'batizado' (palavra proibida na China) após anos de tentativas infrutuosas
Primeiro voo do  C919 é 'batizado' (palavra proibida na China)
após anos de tentativas infrutuosas
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Mais uma vez a imprensa trombeteou imagens do primeiro voo comercial do C919, aeronave feita pela chinesa Comac, para concorrer com a europeia Airbus e a americana Boeing, noticiou a “Folha de S.Paulo”.

O voo da companhia China Eastern Airlines partiu às 10h32 do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao para o Aeroporto Internacional de Pequim-Capital no entusiasmo dos funcionários estatais.

A manchete “Decolou!” do portal tabloide Huangiu, versão em chinês do Global Times, de Pequim, e do portal Guancha, de Xangai, mostrou a enorme incerteza que envolvia esse primeiro voo com passageiros.

A rede estatal CCTV gerou vídeos do avião que transportou cerca de 130 passageiros por duas horas e meia.

Nos enunciados posteriores, “Chega sem problemas” pode se apalpar que afrouxou a tensão acumulada pelo voo do engendro fruto de intensa pirataria industrial, peças estrangeiras e anúncios frustrados.

Foi um triunfo da propaganda do Partido Comunista que anuncia que derrubará o domínio do mercado global de aeronaves de passageiros dominado pela Airbus e Boeing.

O avião taxiou na capital chinesa sob a “saudação de água” (proibidas palavras como benção ou batismo que evocam o cristianismo) sob os aplausos dos passageiros, quando parou.

A Boeing que sabe que perderá mercado na China pois é o Partido Comunista quem promove o C919, parabenizou protocolarmente a nova concorrente chinesa.

Mas essa agradeceu com escarnio.

Propaganda do Partido Comunista rodedou o voo
Propaganda do Partido Comunista rodeou o voo
A história do C919 é longa e já foi saudado rumorosamente pelos funcionários do Partidão, após lançamentos, voos de demonstração, logo seguidos de enigmático silêncio na última década.

A primeira apresentação aconteceu no centro de provas da Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), perto do Aeroporto Internacional de Pudong, em Shangai, informou o “Clarín”.

A empresa estatal criada pela ditadura em 2008 apresentou o C919 em novembro de 2015, porém as primeiras provas no ar previstas para 2016 não foram feitas.

Agora, “poderíamos estar fabricando até cem aviões ao mesmo tempo” falou com ufania uma funcionária da Comac. O C919 pertence à categoria dos aparatos de fuselagem estreita, categoria que absorve mais da metade das aeronaves comerciais ativas no planeta.

Um colunista do Guancha comemorou a possibilidade de “a aviação civil da China abrir voos diretos de Shenzhen para Europa e EUA”, o que levaria a Cathay Pacific, empresa de Hong Kong, a “perder metade dos negócios”.

Exagero manifesto pois o C919 é um avião pequeno incapaz de cobrir distancias transoceânicas.

O gesto serviu apenas para mostrar que não se trata apenas de um progresso industrial e econômico, mas um passo rumo ao objetivo de estabelecer a hegemonia maoísta.


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