O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Falências chinesas terao efeitos dominó no mundo?

Tribunal de Hong Kong ordenou liquidação da Evergrande com colossal dívida
Tribunal de Hong Kong ordenou liquidação da Evergrande com colossal dívida
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Um tribunal de Hong Kong determinou a liquidação da endividada gigante imobiliária chinesa Evergrande abrindo um longo e intrincado processo de repercussão universal.

Os débitos da Evergrande chegam a US$ 330 bilhões. A maior parte dos ativos da companhia estão na China continental onde as decisões da Justiça dependem do Partido Comunista Chinês (PCCh) que decide se valem ou não.

A juíza do caso, Linda Chan já concedera à Evergrande sete adiamentos para negociar um acordo com seus credores, mas a empresa que acreditava ter as costas aquecidas pelo PCCh, fazia caso omisso. A final a juíza deu um basta.

Minutos após a liquidação, as ações da Evergrande caíram quase 21%, arrastando para baixo subsidiárias de veículos elétricos (-18,2%) e de administração de propriedades (-2,5%).

O processo promete se enrolar, mas ainda assim a queda da cotação irá para abaixo seguindo as vicissitudes do caso nos tribunais e os arbítrios do PCCh, órgão supremo do julgamento.

Pouparam tudo para ter uma casa e agora Evergrande está falida
Pouparam tudo para ter uma casa e agora Evergrande está falida
O tribunal de Hong Kong nomeou a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal para a liquidação da Evergrande, atendendo a um grupo de credores.

O CEO da Evergrande, Shawn Siu, prometeu “cooperar” com os liquidantes, mas deu a entender que levantaria todos os obstáculos legais possíveis.

Siu disse que a ordem afeta só o braço do grupo listado em Hong Kong, responsável de parte minúscula da Torre de Babel das dívidas da Evergrande.

Acrescentou que as imensas operações do conglomerado “permanecem intactas” na China continental.

A afirmação é enganosa, pois se multiplicam as denúncias de incontáveis construções há muito paralisadas no continente.

A Evergrande viveu dos subsídios do regime, mas agora esse diz querer voltar ao “comunismo originário” de Mao Tsé-tung, e teria fechado a torneira do dinheiro às empresas que outrora promovia com imensa largueza.

O jornal Standard, de Hong Kong, diz da ordem judicial que, seus “efeitos psicológicos podem acelerar a crise do mercado imobiliário”, e que pelo menos três outras incorporadoras chinesas já passaram por processos semelhantes.

Propriedade é incompatível com comunismo
Propriedade é incompatível com comunismo
A Evergrande está sediada em Cantão onde está protegida dos processos de liquidação iniciados em Hong Kong. Então pode rir da Justiça de Hong Kong, mas treme diante do retorno ao comunismo adotado por Pequim.

O grupo hoje é a principal face visível da crise imobiliária na China, que mergulha de uma em nova crise.

Seu fundador e presidente, Xu Jiayin, está em prisão domiciliar por “suspeita de atividades ilegais”. Mais uma faca nas mãos dos algozes do PCCh.



Nenhum comentário:

Postar um comentário