Catedral de Baoding, diocese onde se desenvolve muito a resistência católica |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Na diocese de Baoding continua a repressão aos objetores de consciência católicos. Aqueles que veem uma traição no acordo Vaticano-China e não se juntam à Igreja Católica Patriótica estão sendo “desaparecidos”, escreveu “Bitter Winter” com dados chegados do coração da perseguição.
Após o acordo Vaticano-China de 2018, a Santa Sé encorajou os católicos a aderirem à excomungada Igreja Católica Patriótica, controlada pelo governo.
Porém, a diplomacia vaticana teve que admitir que aqueles que se recusam a fazê-lo por razões de consciência, embora não sejam encorajados nem aprovados pelo Vaticano, não são excomungados, continuam a fazer parte da Igreja Católica e devem ser tratados com “respeito”.
O Partido Comunista Chinês (PCCh) expressa o seu “respeito” aos objetores de consciência católicos prendendo-os brutalmente.
A diocese de Baoding, cidade na província de Hebei, a 150 quilômetros de Pequim, é um centro de objeção de consciência católica.
A atitude do bispo Francisco An Shuxin, que se juntou à Associação Patriótica, foi condenada pelos objetores de consciência. Em represália, as igrejas e seminários clandestinos fiéis a Roma foram invadidos em 2020.
Mons. Peter Joseph Fan Xueyan, bispo mártir de Baoding |
Seu corpo com claros sinais de tortura foi deixado à porta da casa de familiares em 1992 em um saco plástico.
Sua memória é venerada como a de um mártir modelar pelos objetores de consciência.
Dois líderes da resistência católica em Baoding, o Pe. Chi Huitian e o Prof. Chen Hekun, “desapareceram” em abril [2024], enquanto outros objetores de consciência católicos foram presos e submetidos a forte doutrinação na prisão.
Apesar da severa perseguição, o movimento de resistência católica continua a prosperar.
Não se trata de apenas de velhos incapazes de compreender os novos tempos.
A objeção de consciência é muito popular entre os jovens católicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário