Culpadou ou não, sua sorte foi decidia com um simples indiciamento |
Em 2013, 99,93% das pessoas denunciadas pelo Partido Comunista Chinês ou pela polícia do regime foram declaradas culpadas pelos tribunais de Justiça, de acordo com o relatório anual da Corte Suprema – o STF da China – entregue ao público.
Em 1,16 milhões de sentenças, apenas 825, ou 0,071%, dos indiciados foram inocentados.
Em 954.000 causas penais, os tribunais condenaram 1.158 milhões de chineses, acrescentou o presidente da Corte Suprema, Zhou Qiang, apresentando o relatório diante da Assembleia Nacional Popular (ANP), do Legislativo do regime socialista.
“A Justiça é cega”, diz o velho e sábio adágio do Direito.
Na China também, só que com uma pequena, mas imensa diferença: o socialismo indicia e a Justiça condena sem olhar mais nada.
Policial diante do Tribunal Popular intermediário de Jinan |
O judiciário chinês vem sendo denunciado por abusos em massa, sobretudo pelos métodos brutais da polícia para arrancar confissões dos acusados, metodicamente aceitos pelos juízes, e também pela ausência do direito básico de defesa.
Ai do juiz que não condenar quem o Partido mandar prender!
Para as organizações de defesa dos direitos humanos, a Justiça está sob controle estrito do Partido Comunista Chinês (PCC).
Todo dissidente ou simples cidadão que algum membro do Partido queira roubar ou abusar, tem a culpabilidade garantida.
Por exemplo, nenhuma das queixas coletivas de cidadãos chineses em matérias como a alucinante poluição das cidades foi sequer aceita pelos tribunais no ano de 2013.
E todas as queixas por expropriações ou invasões de terras foram recusadas sem exceção, segundo Wang Cailiang, diretor do escritório de advocacia Pequim Cailiang.
“O ano de 2013 foi o mais sombrio da historia do Estado de Direito na China”, declarou ele à agência AFP.
Simples cidadãos dificilmente são ouvidos, sobre tudo quando há autoridades em causa |
Para salvar a face, o relatório do STF chinês aponta debilidades do sistema judiciário, como o fato de que “em certos casos, os julgamentos não foram equitativos (...), prejudicando os interesses dos réus e minando a credibilidade da lei”.
Lindas frases “para inglês ver” que não mudam o monstruoso proceder coletivo desse Poder dominado pelo socialismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário