O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Partido Comunista inocula fakes em apps

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Empresas chinesas de tecnologia com fachada comercial são órgãos dos serviços policiais para censurar informações, controlar os cidadãos, espioná-los e lhes enviar mensagens falsas com conteúdo ideológico dissimulado mas adaptado ao público alvo.

O Partido Comunista Chinês (PCCh) fornece o aplicativo de leitura de notícias da ByteDance ligado ao TikTok para inocular propaganda do regime.

A astúcia foi revelada em um documento interno trazido à luz pelo Epoch Times.

Os algoritmos funcionam de forma semelhante no aplicativo ByteDance e no TikTok, apontado pela administração norte-americana em 2020.

Esse coleta dados dos usuários com riscos para a segurança nacional.

Em 2016, o escritório de propaganda da cidade de Luohe, no centro da China, instruiu a todos os comitês do Partido Comunista Chinês para abrir contas no Toutiao, outra app popular de coleta de notícias de propriedade da ByteDance.

A circular comunista recomenda o Toutiao porque dissimula propagandas nas contas com aspectos de meras recomendações para usuários escolhidos que, na realidade, são alvos do governo.

Em suma, uns receberão a informação e os outros não, segundo as conveniências do regime socialista.

Em janeiro de 2018, Cao Huanhuan, arquiteto de software de Toutiao, explicou como seu algoritmo rastreia as preferências e hábitos do usuário.

Esse coleta-se três tipos de informações antes de apresentar ao usuário uma postagem pré-escolhida: sobre quem ele interage, qual é seu perfil e onde abre o aplicativo.

Isso implica vasculhar qual é o tipo de meio favorito do usuário-vitima (vídeo, foto, imagem ou texto); os temas que ele prefere (ioga, viagem ou hip hop); o tempo que dedica a cada postagem (duração da visualização, quantidade de fotos e a duração do texto); e as características pessoais do criador da postagem.

O usuário será analisado em seus hobbies, idade, sexo, telefone que usa, seu histórico de pesquisa em aplicativos ByteDance, navegação na Internet, histórico de pesquisa, de compras e assim por diante.

O usuário também será localizado exatamente (casa, restaurante ou viagem ao exterior, e assim por diante); a que horas do dia; que tipo de rede (3G, 4G, 5G ou Wi-fi); e condições meteorológicas.

O algoritmo também vasculhará os históricos fornecidos pele vigilância de outros usuários que têm hobbies ou profissão semelhantes.

Com as informações colhidas pelo aplicativo, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) criará o fake perfeito.

A ByteDance também criou várias listas negras, disse Cao, com milhões de palavras-chave ou fotos banidas pelo regime das redes sociais.

Qualquer postagem com um ou mais desses conteúdos é removida imediatamente, completou Cao, sem explicar como são arquivados tantos dados sobre comportamentos e preferências individuais.

O usuário não sabe mas ele foi laçado e informado de modo distorcido ou errado por um sistema ditatorial onipresente.


Um comentário:

  1. Ue?!
    Os aplicativos norteamericanos também cometem os mesmos crimes de espionagem.
    Você vai ficar em silêncio em relação a isso?

    ResponderExcluir