O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Hong Kong: comunismo enforca liberdade de expressão

Centenas de policiais invadiram e confiscaram equipamentos do jornal Apple Daily de linha anti-comunista
Centenas de policiais invadiram e confiscaram equipamentos
do jornal Apple Daily de linha anti-comunista
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Quinhentos policiais invadiram a redação do jornal pró-democracia Apple Daily de Hong Kong e prenderam seus executivos alegando a nova lei de segurança nacional que replica o regime ditatorial pequinês no território que foi livre, noticiou “Yahoo! Finanças”.

O proprietário Jimmy Lai, ferrenho crítico da ditadura comunista, teve os bens congelados e cumpre pena de prisão por se manifestar contra o regime de Xi Jinping e a invasão de fato do antigo território livre de Hong Kong.

Os policiais confiscaram os documentos e proibiram os funcionários de ingressar ou ter contato com os equipamentos da redação.

As autoridades vermelhas definiram a redação como sendo uma “cena de crime” onde os funcionários usariam suas reportagens como “ferramentas para colocar em perigo” a segurança nacional, incitando a intervenção de “forças estrangeiras”.

As contas do Apple Daily e de empresas ligadas a ele foram congeladas, os computadores pessoais também foram apreendidos. O Apple Daily que era muito popular em Hong Kong teve que fechar poucos dias depois.

Lai foi um dos defensores da liberdade de expresssão presos recentemente
O dono Lai teve seu pedido de fiança negado e está preso com acusações fictícias como conluio com forças estrangeiras, atividades subversivas, secessão e terrorismo, lembrando as arbitrariedades do regime marxista imperante na China desde o início.

Os países mais ricos do mundo reunidos no G7, a União Europeia e a OTAN criticaram a medida repressiva, mas não foram além de discursos humanistas que fazem bonito e não mudam nada.

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, também disse que a operação policial teve como objetivo silenciar os dissidentes em flagrante violação do acordo com a China para a cessão de Hong Kong que deveria garantir a autonomia do território.

Lindas palavras também que Xi sabe que não passam de formalidades, mas que poderão ser vistas no futuro como um para-vento para um dos grandes crimes de História.

Policiais vedam a redação do jornal não-comunista
Policiais vedam a redação do jornal não-comunista
Meios de comunicação concorrentes, como a Now TV e o jornal Oriental Daily, confirmaram se tratar do desaparecimento de uma das poucas publicações locais que ousavam criticar as autoridades ligadas na cúpula ao Papa Francisco e dependentes estreitos de Xi Jinping.

A nova lei comunista de segurança nacional permite às autoridades congelar qualquer pessoa ou empresa sem ordem judicial.

“As ordens procedem do secretário de Segurança. Enfrentamos uma agência de segurança, não os tribunais”, declarou Mark Simon, um colaborador de Lai, à CNN, informou o “Correio Braziliense”.

Portanto não há mais Estado de Direito. É a ditadura sem outra lei que o capricho do ditador, neste caso comunista.


Um comentário: