O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Fábricas param
e dezenas de milhões ficam confinados

Policia força família a praticar quarentena
Policia força família a praticar quarentena
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A incógnita, a fome, a paralisia econômica e os distúrbios populares se misturam em doses caóticas e inexplicadas na China.

No início da pandemia nesse país, os anúncios oficiais falaram de um número de vítimas em extremo reduzido. Algo estranho no país que foi o grande foco virótico para a Terra toda.

Porém, nas últimas semanas, enquanto no mundo a pandemia está sendo reduzida à mínima expansão, ela explode na China, notadamente em Xangai, a área urbana mais densa do país e a cidade mais populosa do mundo, com uma estimativa de mais de 26 milhões de habitantes.

As medidas de confinamento contra a doença estão sendo tão drásticas que paralisaram a economia da cidade mais rica do país-continente.

Na área industrial a crise atingiu a corrente de peças para carros e produtos eletrônicos no mundo, e provocou retardamentos nos portos, fechamentos de fábricas e atrasos no transporte marítimo.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

China também se prepara para atacar os EUA

'Portaviões americano' artificial para treinar a pontaria
'Portaviões americano' artificial para treinar a pontaria
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Imagens de satélite indicam que a China construiu maquetes de um porta-aviões e um contratorpedeiro da Marinha dos Estados Unidos, no noroeste do país, noticiou o Jornal de Notícias.

A China acelerou, nos últimos anos, a modernização das suas forças armadas, ao mesmo tempo que aumentou a assertividade das suas reivindicações territoriais.

As imagens capturadas pela Maxar Technologies, com sede no Estado norte-americano de Colorado, mostram os contornos de um porta-aviões dos EUA e de pelo menos um contratorpedeiro, surgindo numa altura em que as tensões têm vindo a aumentar entre os dois países.

A Maxar identificou a localização como Ruoqiang, no deserto de Taklamakan, na região noroeste de Xinjiang.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

China avança militarmente à sombra da guerra na Ucrânia

Patrulha indiana prevenida contra incursão chinesa
Patrulha indiana prevenida contra incursão chinesa
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A China está aproveitando que a invasão russa da Ucrânia atrai as atenções para lançar uma “ofensiva” militar na área oceânica Indo-Pacífica e em áreas disputadas do Himalaia.

Astuciosamente finge distanciamento da guerra na Europa Central, e se expande como potência colonizadora no Oriente.

Mais recentemente assinou um memorando de entendimento com as autoridades militares cambojanas para fortalecer sua posição no Sudeste Asiático em crescente competição geopolítica com os EUA, informou a agência AsiaNews.

O acordo foi assinado pelo general Liu Zhenli, comandante das forças terrestres do Exército Popular de Libertação (PLA), e Hun Manet, vice-chefe do exército cambojano, filho e provável sucessor do primeiro-ministro Hun Sen.

Os dois países fazem parte da mesma área ideológica socialista oriental onde a China é o gigante dominador. O Camboja usa uma monarquia como camuflagem de seu comunismo e é satélite econômico da China.