Idosos fazem curso de tambor africano para preencher o vazio |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A imagem de idosos balançando num antigo jardim de infantes em Shanxi no norte da China, agora reconvertido em local para aposentados, retrata a vertiginosa queda populacional derivada de um controle feroz dos nascimentos imposto durante décadas de socialismo, noticiou a agência AFP.
Centenas de milhões de chineses estão se aposentando enquanto milhares de escolas para crianças fecham em todo o país por falta de inscrições.
As escolas vazias tentam se adaptar pateticamente à inversão da pirâmide das idades. “O problema é o declínio contínuo do número de crianças”, disse a diretora Li Xiuling.
Desde 2005, a creche acolheu até 280 crianças antes de fechar as portas por desaparição das mesmas.
Agora cuida de cerca de uma centena de idosos que não tem descendência ou quem cuide deles. A Sra. Li diz que “eles vêm para realizar alguns dos seus sonhos de juventude”, cortados cruelmente pela planificação socialista.
É o caso de uma professora que dirige um desfile de mulheres com penteados impecáveis, usando vestidos tradicionais e sombrinhas de papel oleado rosa.
He Ying, 63 anos, disse querer superar sua falta de autoconfiança e fazer novos amigos após uma vida inteira de trabalho transformado numa mera peça da engrenagem igualitária.
A China não consegue manter seu multimilionário número de idosos |
Quase 15 mil jardins de infância fecharam na China em 2023, e as matrículas diminuíram em 5,3 milhões de alunos face a 2022, segundo o governo.
Shanxi é uma cidade industrial, onde toda a população está em declínio: em 2023 registraram-se mais 78 mil mortes do que nascimentos.
A mídia local diz que várias outras instituições em toda a China fizeram análoga transição.
Em 2023, a China registrou um aumento de quase 17 milhões de pessoas na faixa de 60 anos ou mais segundo estatísticas oficiais.
Esta faixa etária já representa mais de 20% da população e vai crescer num 30% até 2035, segundo o grupo de investigação Economist Intelligence Unit.
Centenas de milhões deverão receber a mísera aposentadoria. Mas o governo não consegue sustentá-los. |
Mas para o comunismo o homem é uma pura engrenagem que vale pelo que produz. E idoso não produz quase nada.
O futuro é mais sinistro que o passado encharcado de sangue derramado pelos horrores da Revolução Cultural e o Grande Salto Adiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário