O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Infecundidade encolhe economia chinesa

A macabra cena de bebes abandonados na rua  foi produto típico "made in China".  Hoje o país paga sinistras consequências.
A macabra cena de bebes abandonados na rua
foi produto típico "made in China".
Hoje o país paga sinistras consequências.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








O método de ocultamento da verdade é uma segunda natureza do sistema socialista, especialmente na economia.

Há anos estamos comentando neste blog denúncias de autoridades econômicas ocidentais dos buracos negros que proliferam nas contas públicas chinesas.

Quando o patrão de um negócio, loja ou indústria fala que vai muito bem, pode ser que esteja indo bem. Mas quando fala que vai mal é porque está indo muito mal.

Já antes da crise do coronavírus, Pequim reconheceu que sua taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) caiu para o mais baixo nível em 29 anos.

A culpa foi inicialmente posta nos EUA e na disputa comercial dos últimos anos. O coronavírus chegou como uma mão na roda para “justificar” as quedas em todos os rubros.

O Escritório Nacional de Estatísticas da China calculou uma expansão de 6,1% em 2019, o mais baixo nível índice 1990, divulgou o jornal chinês “The Epoch Times”.

O índice seria comemorado por qualquer país, mas feitos os descontos impostos pelo método chinês de mentir, a essência da mensagem é que Pequim diz que sua economia anda mal ou muito mal.



O Escritório também alertou para os riscos de “problemas estruturais, sistemáticos e cíclicos dentro de casa”, os quais são intrínsecos ao socialismo.

Há um leque deles que a China não consegue mais ocultar: os ligados ao controle estatal da natalidade nas últimas décadas.

A taxa de natalidade da China atingiu o recorde negativo de 1,05% em 2019, sinal de escassez de trabalhadores jovens para permitir crescimento nas próximas décadas.

Mãe traumatizada após ser obrigada a abortar pelo governo
Mãe traumatizada após ser obrigada a abortar pelo governo
Em 2016, o governo chinês aboliu a política de filho único, que vigorava havia mais de 30 anos. Hoje os casais podem ter dois filhos. Contudo, a taxa de natalidade continua a cair.

Segundo o Departamento Nacional de Estatísticas, houve uma queda de 580 mil nascimentos no ano passado na China em comparação com o ano anterior, sendo o terceiro declínio anual consecutivo.

Um dos fatores determinantes da queda foi, a longo prazo, a “política do filho único”: há menos casais jovens que podem trazer os filhos.

A queda da natalidade ajudava a aumentar o crescimento burocrático do PIB per capita e impressionar o Ocidente. Afinal deu num fracasso, recebido como “inesperado”, mas que na verdade só se podia esperar. O mesmo desastre se deu e está se dando em países que adotaram a restrição dos filhos por vias diversas.

Há atualmente na China cerca de 158 milhões de aposentados com mais de 65 anos. É o país com a maior população envelhecida do mundo.

A ONU projeta que em 2050 o país terá mais de 400 milhões de aposentados, aproximadamente 25% da população.

Isso exercerá uma pressão insuportável sobre as contas do Estado, escreveu “El Debate Hoy”.

Os especialistas falam que está engatilhada uma “bomba de tempo demográfica”.

Criança resgatada num esgoto. O controle socialista da natalidade gerou monstruosidades que agora repercutem negativamente até na economia.
Criança resgatada num esgoto. O controle socialista da natalidade
gerou monstruosidades que agora repercutem negativamente até na economia.
Para a mentalidade socialista materialista, um vírus como o coronavírus ou algum outro, dizimador da população dos idosos, como acenam as profecias ambientalistas, será muito bem-vindo.

“O muito debatido temor de que a China envelhecerá antes de ficar rica já não é uma possibilidade teórica, está tornando rapidamente uma realidade”, observou a revista econômica The Economist, citada pela BBC News.

A revista apontou que desde 2014 os pagamentos das aposentadorias superaram as contribuições dos trabalhadores ativos.

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (do governo chinês), a taxa de natalidade na China é de 10,48 por 1.000 pessoas, a mais baixa desde 1949, enquanto a mais baixa do mundo é a de Cuba, com 10,3. A taxa da natalidade global foi de 18,65 em 2017, segundo o Banco Mundial.

Não é à toa que as Sagradas Escrituras – e as próprias tradições pagãs chinesas – veem nos filhos uma bênção divina. E olham a esterilidade como uma maldição.


Vídeo: As trágicas consequências do controle da natalidade na China




Nenhum comentário:

Postar um comentário