O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Enchentes e temores de queda
da barragem Três Gargantas

A imensa barragem está cedendo.
A imensa barragem está cedendo.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs















A província de Sichuan em volta da megacidade de Chongqing, ou Xunquim, e a província de Gansu no sudoeste da China, têm muitas áreas submersas na água, devido ao transbordamento do rio Yangtze, ou Azul, – o maior da Ásia – e vários de seus afluentes, como noticiou “Epoch Times”.

A severidade das tempestades levou o Ministério de Recursos Hídricos chinês a alertar sobre o perigoso nível da água na barragem das Três Gargantas, supostamente a maior do mundo, localizada no alto do Yangtsé.

A água atingiu o nível mais alto da barragem desde o início de seu funcionamento em 2003, diz relatório da agência estatal de notícias Xinhua.

A Heritage Foundation, dos EUA, alertou que enchentes colocaram sob pressão excessiva outras barragens no mesmo rio, o terceiro mais caudaloso do mundo, após o Amazonas e o Nilo.

Pequim reconheceu deformação nova na colossal massa de concreto
Pequim reconheceu deformação nova na colossal massa de concreto

Em caso de colapso das Três Gargantas, a enorme torrente de água poria em risco a vida de por volta de 70 milhões de pessoas inundando cidades como Wuhan, foco do coronavírus, e devastando vastas e ricas terras agrícolas.

A produção agropecuária, já deficiente pelas mazelas herdadas e provocadas pela reforma agrária comunista, está diminuindo gravemente pelas enchentes.

Mas uma catástrofe como a temida aumentaria ao indizível a ameaça da fome.

Acresce que uma epidemia matou por volta da metade dos suínos, fonte principal de carne na China.

Como resultado parcial os preços dos alimentos básicos como a soja e a carne, de todos os tipos, estão subindo no mundo todo pela demanda chinesa.

Malgrado os cruzamentos verbais entre Trump e a China, essa vem de assinar o maior contrato de compra de milho da História com os EUA.

Três Gargantas foi aberta ao máximo sob fortes temores
Três Gargantas foi aberta ao máximo sob fortes temores

Em Sichuan, a alerta de enchentes atingiu nível recorde, de acordo com a Xinhua. As autoridades locais evacuaram mais de 100.000 pessoas que abandonaram casas e terras quando romperam diques menores.

Na megacidade de Chongqing, acima das Três Gargantas, inundações e barreiras afetaram mais de 100.000 pessoas em 31 distritos e condados.

Na província de Gansu, em diversas localidades desapareceram centenas de casas soterradas pelas barreiras, segundo a mídia estatal local.

As enchentes afetaram pelo menos 54,8 milhões de pessoas em 27 províncias e regiões, segundo o Ministério de Gestão de Emergências.

Mas internautas chineses questionam os dados oficiais e acreditam que o número real é maior.

Pela primeira vez desde o início das enchentes deste ano, o ditador Xi Jinping fez ato de presença entre os afetados.

Falhou o fornecimento de alimentos
Falhou o fornecimento de alimentos

A maior preocupação provém da imensa represa das Três Gargantas.

Há muitos anos vem sendo denunciado, inclusive por engenheiros que trabalharam nele, que esse maior lago artificial do mundo foi construído às presas para satisfazer o plano do Partido Comunista sem ponderar as tremendas consequências que um erro poderia causar.

Teme-se que os cálculos de resistência do subsolo ao peso colossal da água represada tenham errado. Barreiras colossais já desabaram nas encostas em anos anteriores gerando tsunamis localizados. O governo restringe a visita ao complexo hidrelétrico.

A barragem que até pouco nas fotos satelitais aparecia como um imenso muro retilíneo hoje nas fotos aparece com diversas curvaturas.

Enchentes devastam cidades que deveriam estar protegidas.
Enchentes devastam cidades que deveriam estar protegidas.

O governo reconhece que a barragem deformou. Ele resta importância à crise mais ordenou intensificar a diminuição do nível da água.

Imensa preocupação suscitou a publicação, logo ecoada pelas redes sociais, de trabalho de fonte científica, sobre os danos que poderia causar a ruptura de Três Gargantas.

O vídeo exibe em realidade virtual o que é que aconteceria se quebra a descomunal barragem.

Apresenta estatisticamente todas e cada uma das cidades criadas às beiras montanhosas do Yangtsé, como e em que proporção desapareceriam, número estimado de vítimas, tempo que a enxurrada demoraria em ir tragando cidades, barragens menores, vales e planícies próximas.

Segundo certas estimativas na área que pode desaparecer, poderiam desaparecer perto de 70 milhões de pessoas, além da impressionante concentração industrial instalada para aproveitar a energia da hidrelétrica.

Esse acúmulo de fatores é responsável por 20% do PIB chinês. Outros cômputos falam em 40% do PIB.

Enchentes não param de destruir
Enchentes não param de destruir

O golpe da interrupção do fornecimento ao sistema elétrico nacional seria incalculável e a economia chinesa entraria em colapso.

Mas o efeito negativo seria mundial, impactando o comércio planetário.

O vídeo está muito longe de provir de alguma imaginação privada e só pode ter sido realizado pelas equipes que planejaram Três Gargantas.

Os internautas chineses temem que o vídeo tenha sido divulgado pelo próprio governo para acautelar o povo para uma eventual catástrofe. 

 

Simulacro da queda da barragem das Três Gargantas no Yangtsé


 
A barragem perigosa


 
As Três Gargantas e a maior ameaça; grande deslizamento de lama


Emergência alimentar na China

O grosseiro “esporte” nas redes sociais de quem come mais e mais rápido sofreu interdição do governo, considerando que falta a comida no país.




Um comentário:

  1. Pois é! Quem vai vigiar você é o tik tok chinês (não descarto isso).

    A Amazon tem um “ex” agente da NSA no seu conselho de administração. Não é por nada, mas essa é uma bela dica de como Jeff Bezos virou o homem que é hoje.

    Nós brasileiros que temos uma elite de trouxas, que vendem tudo.

    https://twitter.com/AnonymousAtman/status/1304083538854240256

    ResponderExcluir