O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

quarta-feira, 25 de março de 2020

Igreja é vilipendiada na China, Francisco sorri...

Igreja de  Xiahuang esvaziada
Igreja de  Xiahuang esvaziada
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Vincenzo Guo Xijin, bispo despojado de sua diocese de Mindong (Fujian) em consequência do Acordo entre o Vaticano e o PC chinês foi enxotado de sua residência, tendo de dormir como um ‘sem teto’ na porta daquela que foi a sua Cúria e Casa do Clero em Luojiang, noticiou entristecida a agência AsiaNews.

As autoridades comunistas lhe entregaram a ordem de despejo, extensiva aos sacerdotes que trabalham com ele.

E para apressar a saída deles lhes foram cortadas a eletricidade e a água.

O cínico pretexto utilizado foi o de segurança... Um cartaz afixado diante da Cúria ‘informa’ que o prédio construído há 10 anos não respeita as regras contra incêndio!

Na verdade, não passou de mera hostilização, pois o bispo e os sacerdotes se recusam a aderir à “Igreja independente”.

Mons. Guo Xijin – escreve o especialista Pe. Bernardo Cervellera – é uma das “vítimas” do acordo sino-vaticano, que se utiliza da diocese de Mindong para um “projeto piloto” de sua aplicação.

Pelo acordo, o Papa Francisco levantou a excomunhão do “bispo patriótico” Vincenzo Zhan Silu, e ordenou que o bispo titular fiel a Roma Mons. Guo ficasse como auxiliar.



A casa do clero de Luojiang antes de ser fechada pela ditadura do Acordo Secreto
A casa do clero de Luojiang antes de ser fechada
pela ditadura do Acordo Secreto
A grande final do acordo foi que Mons. Guo foi posto na rua, e do modo mais humilhante possível.

Nesses mesmos dias, pelo menos cinco paróquias foram fechadas sob a alegação de terem forjado normas anti-incêndio.

Entre estas estão duas grandes paróquias: a de Fuan, com mais de 10 mil fiéis, e a de Saiqi, com cerca de 3 mil.

O pároco de Fuan, Pe. Liu Guangpin, 71anos, foi um dos que reconstituíram a vida da Igreja após as perseguições maoístas.

Agora não tem onde morar nem onde celebrar a missa. Por sua vez, o pároco de Saiqi, Pe. Huang Jintong, 50 anos, foi simplesmente expulso da cidade.

Também em Saiqi, o governo fechou uma casa para idosos desamparados, administrada pelas Pequenas Irmãs da Misericórdia e Caridade.

O hospital funcionava há 20 anos, e vários anciãos ficaram literalmente na rua. Na paróquia de Suanfeng a polícia baniu o sacerdote que se negou a aderir ao cisma.

O bispo nomeado pelo Acordo passou a paróquia para um padre da Igreja submissa ao PCC.

Enquanto isso, os fiéis católicos de Fuan fazem vigília dia e noite no templo onde foram cortadas a luz e a água.

Muitos denunciam o “bispo patriótico” Mons. Zhan Silu pelo fato de não defender a liberdade da Igreja, e se “assemelhando mais a um político que a um pastor”.

Mas, infelizmente, isso é decorrência imediata do malfadado acordo com o Vaticano.

Mons. Zhan não se incomoda com a Igreja, e se empenha em assediar os sacerdotes que não assinaram a adesão à igreja do Estado comunista ao insistir que essa foi a instrução dada pela Santa Sé em orientações recentes.

Casa de Misericórdia católica fechada em Saiqi.
Casa de Misericórdia católica fechada em Saiqi.
Pelo menos 20 sacerdotes dos 57 existentes na diocese não quiseram assinar o documento de adesão, por verem nele apenas “o início de uma maior perseguição e controle”, que fará deles meros “funcionários do Partido”, submissos aos diktats comunistas.

Enquanto isso o governo está disposto a erradicar qualquer elemento que não se submeta à sua autoridade, não respeitando nem mesmo o “bispo patriótico” Mons. Zhan Silu.

Esse mesmo governo ameaça represálias às famílias dos sacerdotes, desalojando-os de suas casas ou lhes retirando o emprego.

Alguns sacerdotes falam de “excessiva leviandade” por parte Santa Sé, e “já é hora de a Secretaria de Estado do Vaticano acordar de seu sono e reconhecer o erro e não se tornar cúmplice desta situação”, dizem.


Fiéis de Saiqi assistem impotentes à invasão policial 
da casa para idosos desamparados, das Irmãs da Misericórdia




Na igreja de Fuan os fiéis rezam à luz das velas, 
porque a polícia cortou a força e a água




Um comentário:

  1. Parabéns por informar as pessoas, precisamos muito desse incrível trabalho. Trabalho árduo e de muita utilidade. Infelizmente alguns comentários tentam desnortear o que está aqui provado. Será que é a IA chinesa implantada aqui no Brasil. Para muitos isso não existe, mas sabemos bem quem são esses "muitos". Abraço.

    ResponderExcluir